top of page
  • Foto do escritorFONSEC ESPORTES

Fórum Nacional dos Secretários de Esportes das Capitais é lançado em São Paulo

Micheletto Comunicação


A COB Expo, maior feira de esportes do país, realizada em São Paulo, foi palco na quarta-feira, 27 de setembro, do lançamento do Fórum Nacional dos Secretários de Esportes das Capitais. O Fórum terá como objetivo reforçar as políticas públicas municipais voltadas para o desporto, atividade física e lazer. Participaram do lançamento secretários de 15 capitais e do Distrito Federal.


O Fórum será permanente, pois surge num momento de importantes definições relacionadas ao esporte no Brasil, com a implementação da Lei Geral do Esporte (LGE), sancionada em junho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a criação do Sistema Nacional do Esporte (Sinesp) e a discussão que envolve a destinação dos recursos da tributação das apostas esportivas, além de outras ações no âmbito dos Estados e Congresso Nacional.


Durante a assembleia de fundação, realizada na COB, os participantes elegeram por aclamação Carlos Augusto Manoel Vianna, secretário de São Paulo, como presidente do fórum, para um mandato de dois anos. Carlos Eduardo Pijak Jr, secretário de Curitiba, foi escolhido como vice-presidente. Foram nomeados coordenadores das 5 regiões do país, duas secretárias executivas e um secretário jurídico. A composição do Fórum Nacional dos Secretários de Esportes das Capitais será a seguinte:


Presidente Carlos Augusto Manoel Vianna (Cacá Vianna), secretário municipal de Esportes de São Paulo.


Vice-Presidente Carlos Eduardo Pijak, secretário de Esportes de Curitiba.


Vice-Presidentes Regionais

Débora Rios Garcia, secretário municipal de Esportes de Porto Alegre (Sul); Rodrigo WernersbachRonchi, secretário municipal de Esportes de Vitória (Sudeste); Danilo Viana Rabelo, secretário municipal de Esportes Goiânia (Centro-Oeste); Antônio José da Cruz Júnior Magalhães, secretário municipal de Esportes de Salvador (Nordeste); Raimundo Nonato Cavalcante Júnior – Secretário municipal de Esportes Palmas (Norte).


Secretárias Executivas Jódia Ferreira Santos de Melo Menezes – secretária municipal de Natal; Carla Carolina Quemel de Andrade – Secretária municipal de Belém.

Secretário Jurídico Aluízio Leite Paredes – secretário municipal de Cuiabá.

O Fórum Nacional dos Secretários de Esportes das Capitais possibilitará a troca constante de experiências sobre os programas esportivos e de lazer desenvolvidos pelos municípios e o aperfeiçoamento das práticas de transparência e governança.


Com a integração dos secretários, a partir do Fórum, as capitais terão voz em suas demandas e propostas relacionadas às políticas públicas para o esporte, o que irá impactar na qualidade de vida da população, e na formação das crianças e jovens pelos valores que o esporte transmite.


Também como referência, as Secretarias de Esportes das Capitais representarão os municípios de seus Estados, pois 5.570 municípios devem ser ouvidos e representados nas questões que envolvem as políticas públicas relacionadas ao esporte no país.



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page